terça-feira, setembro 18, 2007

Lauro: "O Arsenal é um time uruguaio, joga o futebol-força..."

Repórter: Bom, Lauro, mais uma vitória do Arsenal, a terceira consecutiva. Quais os fatores que leva a essa boa campanha do time?
Acho que a boa campanha do time caminha junto com a recuperação do padrão tático que tínhamos no começo. Hoje, passada a má fase, não temos mais um time, e sim uma equipe, um grupo. E acima de tudo, voltamos a ter a raça necessária. Com a contratação do Juliano, a reintegração do Thuan, e os torcedores incentivando, temos tudo pra aumentar essa seqüência de vitórias.

Repórter: Qual dos lados do time você acha que vem tendo maior destaques nessas vitórias, o ataque ou a defesa? E qual jogador vem rendendo mais do que antes?
A defesa, com certeza, vem rendendo mais. Com a entrada do Thuan, ali pelo lado esquerdo, tirando a sobrecarga que o Gibran vinha tendo. Assim, os atacantes podem sair mais pro jogo e marcar os gols.
O que me impressiona é a compactação do Arsenal. Defesa e ataque jogam juntos, o tempo todo. O futebol-arte foi esquecido. O Arsenal é quase um time uruguaio (pra não dizer argentino, por que defender argentino é foda), joga o clássico futebol-força. Futebol-força, aliás, é redundância, por que futebol é força. Futebol sem força é balé... que, aliás, é o que se tem jogado no Brasil atualmente.

Repórter: Você que foi o primeiro que chegou a marca de 100 gols pelo clube, o que você acha dessa marca ser alcançada pelo atacante Guampa na próxima partida?
O Guampa é um atacante experiente, acho que não vai ficar ansioso para marcar, ou coisa assim.
Penso que ele tem grande futuro no Arsenal, e que são uma bobagem essas coisas de exclusão, o que aconteceu com ele há pouco tempo. Sempre quis falar sobre isso, e vou aproveitar o espaço. Tem que se pensar em jogar futebol, acreditando em todos no time. Há de haver a cobrança dentro do campo, mas não retirar alguém de um jogo por que errou passes ou gols. Todo mundo tem alguns jogos ruins.

Repórter: Essa questão da exclusão do atacante causou uma série de boatos, sendo ate comentado a saída dele do time. O que é verdade nesta história?
O que aconteceu exatamente, é que os diretores do Arsenal que organizaram aquele fatídico campeonato, resolveram limitar a idade dos atletas em 17 anos, com a possibilidade de inscrição de um com 18. Para isto, justificava-se que se aumentassem a idade dos participantes, ficaria mais difícil manter a ordem no local. Assim, o atacante Guampa, que tem 19, se não me engano, ficaria de fora, assim como o goleiro Alan.
Só que tinham também outras picuinhas dos diretores com o atacante Guampa, o que motivou toda a polêmica, pois do Alan ninguém falou nada. Isso causou a exclusão do Guampa daquele campeonato.
O que jogamos naquele torneio foi ridículo, entramos com um time, e não com uma equipe. Quando Guampa foi reintegrado, um mês depois, o time voltou ao normal. Hoje, essas diferenças não existem mais, e a prova disso está no futebol apresentado.