quinta-feira, junho 03, 2010

Em jogo emocionante, Arsenal vence o Xurupita e entra no G4

Tricolor brigou até o fim, e virou o jogo com golaço de Vinicius Scherer
Vico comemora gol do Arsenal (Crédito: Julyerme Meireles)

O Xurupita até que tentou aprontar para cima do Arsenal na Liga Alvorada, mas o susto não passou do primeiro tempo. Com o Alvoradão lotado, o Tricolor vilanovense venceu o Xurupita por 3 a 2, de virada, e chegou ao grupo dos classificados para as quartas de final.

Com os holofotes direcionados para o time do Xurupita, que goleou na primeira rodada, o Arsenal entrou em quadra com cautela. Precisava frear o ataque do time amarelo. Sem Cissé machucado e Pateta suspenso, Lauro e Beto ficavam mais recuados no auxílio a Emerson na marcação, saindo nos contra-ataques. E foi num rápido contra-ataque que saiu o gol que colocou o Arsenal na frente. Beto avançou e tocou na saída do goleiro Marcelo.

Mas o Xurupita estava vivo, e conseguiu a virada ainda no primeiro tempo. Vonã e Samuel marcaram os gols.

O Arsenal voltou mais ofensivo na segunda etapa. Sem um fixo, pois Beto e Lauro eram alas que se revezavam nessa função. Embalado pela massa tricolor presente no ginásio, tomou a iniciativa e começou o jogo pressionando o Xurupita na quadra de ataque. Nos cinco primeiros minutos, três chances para o tricolor já acenderam o alerta na equipe amarela.

O Arsenal continuava levando perigo ao gol do Xurupita, que agora contava com outro goleiro. Thiarles substituiu Marcelo na etapa final. Quando o Arsenal conseguiu uma falta na entrada da área, o Arsenal até ensaiou uma jogada, mas Vico ouviu o grito da torcida e bateu direto. A bola ainda bateu no poste antes de entrar. Era o empate do Arsenal.

Ainda viria o melhor da festa. Lauro puxou contra-ataque e tentou o passe para Vinicius Scherer, mas o marcador fez falta no camisa 7 e o juiz não marcou. Na sobra, Beto fez jogada individual e só foi parado pelo goleiro, que tentou sair jogando.
Esta saída do goleiro foi mortal para o Xurupita, pois após o chute do goleiro, a bola rebatida caiu no pé de Vinicius, que girou e bateu por cobertura. Um golaço, que garantiu os três pontos para o time da Vila Nova.

Os dez minutos finais foram de sufoco para o Arsenal. Uma pressão incessante do Xurupita buscando o gol de empate. Mas era a noite do tricolor, e Caio fez excelentes defesas que garantiram a vitória.


FICHA TÉCNICA
ARSENAL 3x2 XURUPITA
Ginásio: Alvoradão, Camaquã (RS)
Data e Hora: 03/06/2010 - 20h30
Árbitro: Delmar Queiroz (RS)
Auxiliar: Luiz Cândido Gonçalves (RS)
Anotador: Jeferson Blumberg (RS)

ARSENAL: Caio, Emerson Ricardo, Beto, Lauro e Guampa (Vinicius Scherer).
XURUPITA: Marcelo (Thiarles), Ricardinho (Douglas), Mateus (Derik), Samuel e Vonã.
Cartões amarelos: Vinicius Scherer (ARS), Samuel e Douglas (XUR)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Beto (ARS), aos 3' do primeiro tempo; Vonã (XUR), aos 14' do primeiro tempo; Samuel (XUR), aos 19' do primeiro tempo; Vinicius Scherer (ARS), aos 2' e aos 7' do segundo tempo.


Apesar da vitória, tricolor não gostou da atitude da arbitragem
O Arsenal reclamou de três lances durante a partida. O primeiro, seria uma falta em Lauro no lance que originou o primeiro gol do Xurupita. O segundo, foi o gol de Guampa, onde o juiz marcou falta em um lance que o Arsenal teve vantagem. Este, ainda teve uma explicação, pois o árbitro disse que já havia apitado a falta antes da conclusão do lance. O terceiro é o mais polêmico. Após discutir com um torcedor do Arsenal que estava fora da quadra, o árbitro auxiliar disse ao banco do Arsenal: "Tirem ele daqui, senão vai prejudicar teu time", dando a entender que a arbitragem ficaria condicionada. Poucos segundos depois, inverteu um lateral na frente do banco do tricolor, para a revolta de todos os atletas.
O Xurupita também reclamou pênalti em um lance em que Guampa deu um carrinho perigoso. O árbitro principal marcou falta fora da área.

Videos da partida:





Classificação da Chave
1º Fênix 6p, saldo 9
2° Atlético 3p, saldo 5
3º Xurupita 3p, saldo 3
4º Arsenal 3p, saldo -5
4° Master 3p, saldo -5
6º Só Xiru 0p, saldo -7