terça-feira, janeiro 24, 2012

Barra Brava: É melhor ser derrotado agora que não vale nada


O jogo de hoje

A derrota de hoje passa muito mais por erros estratégicos do Arsenal do que por uma grande atuação do adversário. O Santa Marta mudou o time em relação a semana passada, melhorou, atacou. Mas a derrota do Arsenal foi muito mais para si mesmo do que para o seu adversário.

Perdeu por que não soube fazer justamente o que tinha feito de bom na partida contra o Frankfurt: a marcação sobre a equipe que jogava com o goleiro-linha. A marcação do tricolor ficou a mercê do ataque adversário. Mas no geral, é muito cedo para teorias mirabolantes. Derrota não significa que o time inteiro não serve e vitória não é sinal de que temos uma máquina. Só o tempo e a regularidade da equipe nos mostrarão do que esse time é capaz.

Erros de hoje

Primeiro erro: não ter entrado com o time titular. O time entrou sonolento, e quando as alterações foram feitas, já estava 4x1.

Segundo erro: o nervosismo. Com o placar adverso, o Arsenal passou a tentar fazer o gol de qualquer jeito, errando muitas finalizações e deixando espaços para os contra-ataques.

Terceiro erro: entrar na provocação do adversário. De certa forma, nosso time foi até inocente nesse tópico. A cada falta marcada, discussão ou gol sofrido, a equipe ficava mais tensa, e mais individualista.

Reflexo disso para a temporada

Não se pode fazer desta derrota, mais do que ela é. Ela é importante para apontar nossas falhas e nos lembrar que ainda é preciso trabalhar muito. Assim como fiz com os erros de hoje, apontarei os tópicos a serem pensados nos próximos dias.

Primeiro tópico: Reforços
É inegável que a equipe precisa de mais reforços. Como Lauro e Cris Meireles não começaram jogando, é imensamente necessário ter peças de reposição (no mínimo) a altura. Sem falar que o grupo é essencial. Temos que ter no mínimo dez jogadores capazes de não deixar o nível de atuação do time cair.

Segundo tópico: Adquirir um padrão de jogo
É importante que nossa equipe saiba o que está fazendo na quadra. Que tenha um modo de jogo definido, uma movimentação previamente estabelecida, treinada. Que não seja modificada (ou bagunçada, como foi hoje) por um placar adverso. Jogar da mesma forma, vencendo ou perdendo. O nosso time tem que ter a posse de bola, e ditar o ritmo da partida.

Terceiro tópico: Trabalhar a psicologia
Manter os jogadores confiantes na vitória mesmo na adversidade. Fazê-los correr atrás do resultado, mesmo quando não parece haver mais possibilidades. Não deixá-los cair na provocação, pois isso sempre atrapalhou nosso time.

Enfim, dá pra fazer desse limão azedo uma boa e açucarada limonada. Temos tempo até o campeonato, e o planejamento da equipe para os próximos meses é que dirá até onde podemos chegar. É melhor perder agora, que não vale nada e dá pra rever os erros e buscar soluções, do que pagar o preço mais tarde.