terça-feira, julho 28, 2009

Colunas



Às vezes, me pergunto o que leva uma pessoa a querer ser jogador de futebol, o que leva uma criança a sair de casa ainda criança para buscar esse objetivo, e muitas vezes, viajar quilômetros ou sair do país.

É um sonho tão comum entre os jovens, um desejo tão árduo em suas mentes, uma busca tão cobiçada, que na maioria das vezes, não obtém resultado algum.

Será, porque os grandes heróis foram prodígios jogadores, e o futebol se tornou uma sensação e paixão mundial? Será pelo dinheiro, pela melhor qualidade de vida? Ou será apenas porque nasceram para jogar, porque é um amor, um objetivo a alcançar?

FUTEBOL, no dicionário, está definido como um jogo de bola, com duas equipas que procuram introduzir a bola na baliza do adversário, sem lhe tocar com a mão, para os jogadores, um sonho, uma busca infindável, o ápice, a habilidade de saber fazer, a vontade de mostrar o seu potencial.

O futebol é uma grande paixão, homens, mulheres, crianças, todos o vem como um grande evento, todos amam, o futebol criou e cria elos, pontes, cria etnias, cria a junção de povos, de raças, de estilos, o futebol cria astros, estrelas, ídolos, coadjuvantes, carrascos, mas cria acima de tudo, profissionais capazes de transformar, revolucionar e crescer dentro de um ambiente que hoje não é propício.

Muitos tentam, mas poucos conseguem, é muita concorrência, muitas promessas, muito chão, muito perrengue, muitos, desistem antes mesmo de começar, outros persistem, mas não conseguem resultado, outros, conquistam a tão desejada vaga. Muitos abandonam família, amigos, para conquistar em outra cidade, estado e até país.

Mas, é como me disse uma vez um sábio jogador do Internacional, Rafael Sóbis, “Se você tem um sonho, nunca desista, porque nada é impossível”, é uma frase que me marcou e que me fez pensar um pouco sobre qual é meu objetivo, e meu sonho, para ai sim depois, lutar por ele, e fazer acontecer.

De nada adianta sonhar, mas não lutar para fazer o sonho acontecer, realizar, é como querer ganhar na loteria, mas não jogar, é como querer vencer a batalha, mas não querer lutar. O que conquistarmos no futuro, será aquilo que plantamos no dia de hoje, será o resultado da luta, dos dias de sofrimento, de alegria, então, nunca desista, por mais difícil que seja o caminho, por mais obstáculos que encontre, pois tudo, vale a pena, e aqueles que não desistem, são os verdadeiros heróis, pois um homem não deixa de existir quando ele morre, mas sim, quando deixa de sonhar.

Abraço a todos...

Júh Merlo